Fusca Lindo

Dicas de Mecânica para Fusca


1 - Fusca não pega



Obviamente, não é nossa intenção, formar aqui profissionais, mas sim deixar dicas que podem ser úteis em situações de emergência, para que você possa fazer um "quebra-galho".






Sabemos que o Fusca é um dos carros mais confiáveis que já foi fabricado e que dificilmente nos deixa na mão, mas alguns probleminhas são mesmo inevitáveis.

Um deles é aquele, quando você vai ligar seu carro pela manhã, ele não quer pegar...
Se o motor não pega temos duas opções de problema: O Fornecimento de combustível ou falta de corrente elétrica.

Se você tem certeza que não esqueceu de colocar combustível no carro (se for esse é óbvio que a solução é ir a um posto) verifique a chegada de combustível no carburador.

Se não há chegada e você tiver um pouco de combustível em um recipiente, retire o filtro de ar, e derrame um pouco de combustível direto no carburador. Dê a partida no seu fusca, cuidando para ele não afogar, ou seja, sem pisar no acelerador. Repita o processo mais uma vez, se necessário, para dar tempo do combustível completar o trajeto do tanque até o motor. Quando ele voltar a funcionar normalmente recoloque o filtro e vá até o posto colocar mais gasolina no tanque.

Bom, se depois de retirar o filtro, quando você acionava manualmente a alavanca do acelerador, você verificou que havia chegada de combustível, esguichando no corpo do carburador, nos indicará que o problema não é no fornecimento de combustível. A constatação é que o problema deve ser na parte elétrica.

No próximo post de Dicas de Mecânica para Fusca estaremos tratando exclusivamente deste assunto.


#2 - Não está chegando corrente ao motor

Conforme estávamos tratando no post Dicas de Mecânica para Fusca #1, um dos problemas principais para o NÃO funcionamento do motor, pode estar na parte...








O primeiro passo é verificar a chegada de corrente elétrica nas velas. Mas atenção, não é preciso testar todas as velas!!! Se você retirar o cabo central do distribuidor (aquele que vem da bobina) e encostar levemente em uma parte metálica do motor, com a chave de ignição do veículo ligada, vai causar surgimento de faísca. TOME CUIDADO para não fazer este contato perto do carburador, onde deve haver combustível. O surgimento desta faísca garante a chegada de corrente até este ponto.

Para que a corrente não esteja seguindo para as velas, é possível que o carvão da tampa do distribuidor esteja queimado. Esse carvão é aquele que faz o contato entre o cabo que vem da bobina e o cachimbo do distribuidor. Abra a tampa do distribuidor e de uma olhada neste carvão. Caso você perceba que ele está queimado, significa que não está passando corrente por ele. Nesse caso, troque o carvão, e a corrente voltará a circular normalmente.


Caso o carvão esteja em bom estado e ainda assim o carro não pega, existe as seguintes possibilidades:

  • Bateria sem carga: claro que essa possibilidade você teria percebido logo que tentou fazer o carro pegar, pois o giro do motor de arranque estaria "mais lento e fraco" e com um ruído característico. Nesse caso a solução é empurrar o carro para fazê-lo pegar ou se você tiver um cabo, pedir auxílio da bateria de outro veículo para ligar o seu;
  • Condensador queimado;
  • Bobina queimada.

Neste caso a solução vem pela troca da peça. Se você tiver uma de reserva, pode estar a salvo de ficar a pé!!!



Em outros posts, estaremos dando mais alguns conselhos, para você que mesmo leigo em mecânica, está interessado em dedicar um tempo para mexer no seu Fusca.


#3 - Platinado

O platinado tem por função fornecer a corrente elétrica para a bobina e sincronizar o momento da faísca (interrompendo a alimentação da bobina). Conforme vai sendo utilizado, o platinado sofre desgastes, evitando uma perfeita circulação de corrente.



Com isso seu carro pode ter algumas dificuldades nas acelerações e na partida, além do motor trabalhar mal na marcha lenta.

Fuçando pela internet encontrei uma solução muito interessante para o problema. Um módulo criado por Marcelo Tonella. Ele não elimina o platinado (como ocorre nos sistemas de ignição eletrônica), mas soluciona os problemas com o mesmo, além do que tem um preço quase irrisório.

Esse módulo elimina umas funções do platinado: o fornecimento de corrente elétrica à bobina. 

A bobina normalmente consome entre 3 e 5 Ampères, corrente esta que causa o desgaste do platinado. Com a utilização do módulo, o platinado passa a ser apenas um "sensor" para determinar o momento da faísca, reduzindo significativamente a corrente que passa por ele (em torno de 0,05 A). Com uma corrente quase 100 vezes menor a vida útil do platinado é quase eterna. Além disso a regulagem se mantém por mais tempo e sem quedas de corrente.

"Com o melhor aproveitamento do sistema de ignição do seu motor, você notará entre outros benefícios: partidas mais rápidas, marcha lenta mais estável, acelerações sem falhas ou engasgos, e respostas mais rápidas do motor. Com isso, você evita desperdício de combustível e acaba com as desregulagens constantes do seu platinado." diz Marcelo.

Realmente o Sistema de Ignição Eletrônica da Mtonella me parece a solução ideal para o seu Fusca, pois além do preço ser baixíssimo, você mesmo consegue fazer a instalação (o sistema é super simples e qualquer leigo consegue executar facilmente). E se quiser voltar ao sistema convencional também pode fazer isto sem dificuldade já que não exige a retirada do platinado.


Para mais informações visite http://tonella.com.br


Fonte:marcelo-franca.blogspot.com.br

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