Fusca Lindo

Fusca Lindo


Hoodride


FUSCA PÉ DE BOI 1966

FUSCA PÉ DE BOI 1966

Os primeiros anos da década de 60 encontraram, apesar dos dramas políticos e econômicos, muita atividade. Em 1963, em minas, iniciava-se a produção da usiminas - que nos dias de hoje viria a ser a primeira estatal privatizada pelo governo. A cosipa inaugurava sua coqueria, em 1965. No ano seguinte, o presidente Castello Branco compareceu à inauguração da usina de aços finos anhanguera, em Mogi das cruzes, no interior de São Paulo. Os aços destinavam-se a rolamentos e destes 70% iam para a industria de automóveis.
Essa industria estava lançando uns modelos muitos estranhos, por esses tempos. O governo com um incentivo fiscal pedira as fabricas que criassem modelos simplificados, mais baratos, que pudessem servir principalmente às populações do interior do pais e também aos taxistas. A volkswagen lançou o seu pe de boi. a Willys, o teimoso(Gordini). eram modelos sem componentes estéticos, como cromeados e acabamentos. Não fizeram muito sucesso, ao contrario de um carro muito mais antigo, que em 1965 conquistou os corações: o calhambeque de Roberto Carlos e sua jovem guarda .

O mais espartano dos fuscas, o pe de boi, teve seu lançamento na própria fazenda de Schultz-Wenk.

O SIMPLES DOS SIMPLES

Sem nenhum elemento básico e para tornar ele uma versão mais barata do que o sedan convencional ele não tinha as peças Cromadas tudo era pintado de branco, ele não possuía os frisos, marcador de combustível, setas dianteiras e chave de seta, friso do vidros e os laterais traseiros não eram basculante, não possuía forração interna, possuía os tapetes inteiriços, não possuía ar quente, a alavanca do freio de mão vinha sem a capa, a forração do teto era somente no meio, não possuía regulagem do encosto dos bancos dianteiros, as forrações dos bancos eram bem no estilo econômico, não possuía cinzeiro, grade do falante e nem a grade do marcador, havia somente o molde do recorte, não possuía a tampa do porta luvas, não possuía os para-sois ao lado do espelho retrovisor interno, ponteira de escapamento somente do lado direito mas a saia possuía os dois recortes. as forrações das portas eram no mesmo material produzido para as Kombi em aglomerado de papelão, as maçanetas internas eram na cor branca e a maçaneta interna de abrir a porta eram similar as da kombi, também. Nos pára-choques eram somente as laminas sem as garras ou tubos na cor branca,os estribos não vinha com friso, possuía os dois limpadores, no painel onde era o recorte do radio no pe de boi não havia recorte ou marcas era liso , não possui também o aro do velocímetro.



acima a forração e os bancos tudo simples a ausência do esguicho de água.

acima o botão da buzina era todo preto,painel sem acabamento e não tinha reservatório de água.





Ficha Técnica



PESO670 KG
DIÂMETRO DO CURSOR77x64 mm
MOTOR1.200 cm3 de 36 CV
CILINDRADA1.192 cm3
TAXA DE COMPRESSÃO6,6:1
POTENCIA MÁXIMA30 CV a 3.700 rpm
TORQUE MAXIMO8,8 m.kgf a 2.400 rpm
DESEMPENHOde 0 á 100 KM/h 39s
VELOCIDADEmáxima - 110 KM/h
CONSUMO/CIDADEmédio de 7,5
CONSUMO/ESTRADAmédio de 12,5

Bagageiro, funcional e charmoso.

Os bagageiros para fuscas são mais que funcionais; dão um charme ao besourinho. Alguns modelos como o que segue abaixo,na verdade serve mesmo como acessório. Nos modelos " Fafá " e " 1.300 L " caem muito bem...



maleiro de tampa é simplesmente demais... há aqueles que não gostam, mas que dá um grande efeito, isso dá...







Criatividade é o que não falta... só não pode extrapolar não é mesmo amigos?! ...Olha esse fusqueiro aí... mas até que ficou estiloso...






                                                         fonte: fuscaclube-bh

Evolução dos vidros.

Olá! Pra ajudar no conhecimento técnico, vou colocar aqui a evolução dos vidros dos nossos queridos fusquinhas.
Retirado do forum http://www.fuscaforum.com/viewtopic.php?f=71&t=459postado por: Lemos

... Diz a lenda que o vidro "split" foi copiado dos ford 37/38, quando da visita de Porsche na fábrica da ford para conhecer a tão falada linha de montagem, lenda ou não sabemos que os aros das rodas e furação são muito parecidos com as rodas e furação dos ford 37/38 também.







** A partir de 1965 todos os vidros ficaram maiores, mas o Brasil não acompanhou esta mudança. Dificilmente é visto um fusca 58 nacional com vidros quadrados, geralmente os que existem aqui no Brasil são ovais, diz também a lenda que estes são as sobras dos 57, pois o primeiro fusca a sair de produção da fabrica foi somente em 1959.


De 1938 a 1957 (ultimo oval) os Parabrisas são menores, conhecido como "CHORÃO".





Quando o Vidro Traseiro (oval) aumentou (1958) o parabrisa ficou maior. O Brasil não acompanhou a mudança dos vidros (EUROPEUS) maiores a partir de 1965. Aqui somente o vidro traseiro aumentou a partir dos 66 2ª permanecendo em toda linha até o fim.




Esquema elétrico do Fusca 76 até 80.

Esquema elétrico do Fusca 1976; o mesmo para os fuscas até 1980.É e grande sereventia para quem precisa fazer algum reparo na parte elétrica de seu besourinho... Aos mecanicos de plantão, estejam certo do que estao fazendo,fios trocados ou desconectados por acidente podem dar muita dor de cabeça!!!















fonte: fuscaclube-bh

Lanternas traseira do fusca.


Freio de mão do fusca como colocar o botão de acionamento.

www.volkspage.net

Esquema elétrico, ligação do comando de seta do fusca 78 a 81